terça-feira, 25 de junho de 2013

7 º Ano :Lista de Exercícios de Equações do 1 º Grau com uma variável (Equações e Problemas com equações)

1) Determine a raiz de cada equação a seguir  (resolva descobrindo o valor do termo x desconhecido), considerando U = Q:

a) x - 17 = -9                                                                n) 3. (x +2) + 5 = x + 12

                                                             
b) 2x = -7                                                                      o) x + 4.(x - 1) = 9 - 2.(x + 3)


c) 3x + 2 = 2x - 11                                                        p) 5.(3x - 2) = 2.(6x + 3)                                           

d) 2x = 16                                                                    q) 2.(3x-1) + 2 .(3-x)

e)    = -5                                                                     r) 7.(x-1) = 2.(3x+1)
     2
                    
 f)  2x + 14  = 5x - 1                                                      s) 2.(3 - y) + 7.(2 - y) = 15 - 4y

g) 4x - 5 = 6x + 11                                                         t) 2.(x - 2) + 5.( 2 - x) + 6.(x + 1)= 0

h) 5x + 4 - 2x = 26 - 3x                                                   u) 3. (x - 2) - (1 - x) = 13

i) 5m - 7 - 2m - 2 = 0                                                     v) x - (x + 1) = 12 - (3x - 2)

j) y - 8 + 5y = -3 +2y + 7                                                 x) x  = 12
                                                                                           2      3

k) 4t + 9 = 3t + 5                                                                        
                                                                                       y)2x + 1 = x - 3
 l) -10 + 4 - 2x = -4x - 7                                                      3     2    4   2
                                                                                                                                                                                             
m) 10x - 8 - 2 = 7x - 4                                                     w) x - 1 + 3 = x - 1                                                                                             3         4    2   4


2) Resolva cada situação problema a seguir, utilizando equações do primeiro grau com uma variável:
   (Não esqueça que cada problema exige uma resolução com resposta).

a) O triplo de um número somado a quatro é igual a vinte e cinco. Qual é este número?

b) O quíntuplo do número de meninas do 7º A menos cinco é igual a 25. Quantas são as meninas do 7º A

c) A diferença entre o triplo de um número e 90 é igual a esse número somado com 48. Que número é esse?

d) Um número menos 12 é igual a 3/4 do mesmo número. Qual é esse número?

e) O triplo de um número menos 40 é igual a sua metade mais 20. Que número é esse?

f) A metade de um número mais 10 e mais a sua terça parte é igual ao próprio número. Que número é esse?

g) Sabe-se que 3/5 da idade de Jurandir menos 15 é igual a 9. Qual é a idade de Jurandir?

h) Um número é o triplo do outro. Somando os dois, obtemos 84. Quais são esses números?

i) A idade de um pai é o triplo da idade de seu filho. Calcule essas idades, sabendo que juntos eles possuem 72 anos.

j) Somando 5 anos ao dobro da idade de Sônia, obtemos 35 anos. Qual é a idade da Sônia?

k) Num estacionamento há carros e motos, totalizando 78 veículos. O número de carros é o quíntuplo do número de motos. Quantas motos existem neste estacionamento?

l) Um número tem 4 unidades a mais que o outro. A soma deles é 150. Quais são estes números?

m) Um senhor tem coelhos e galinhas num total de 20 cabeças e 58 pés. Determine o número de coelhos e de galinhas.

n) Tenho 9 anos a mais que meu irmão e juntos temos 79 anos. Quantos anos eu tenho?

o) As idades de 3 irmão somam 99 anos. Sabendo-se que o mais jovem tem 1/3 da idade do mais velho e o 2º irmão tem a metade da idade do mais velho, determine a idade do mais velho.

p) Numa escola 1/3 dos alunos são meninos e 120 são meninas. Quantos alunos há nesta escola?

q) Numa caixa há bolas brancas e bolas pretas num total de 360. Se o número de bolas brancas é o quádruplo do número de bolas pretas, qual é o número de bolas brancas?

r) Diminuindo-se 6 anos da idade de minha filha obtém-se os 3/5 de sua idade. Qual é a idade de minha filha?

s) A soma de três números é 150. O segundo é o triplo do primeiro e o terceiro tem 10 unidades a mais do que o segundo. Quais são estes números?

t) A quantidade de figurinhas que os irmão Pedro, João e Marcos possuem, somam 142. João tem o quádruplo de figurinhas de Pedro e Marcos o triplo das de João e mais seis figurinhas. Quantas figurinhas tem cada um?

u) A soma das idades de três irmãos é 28 anos. Quando o segundo nasceu, o primeiro tinha três anos, e quando o terceiro nasceu, o segundo tinha 2 anos. Qual é a idade atual de cada um?

v) Num campeonato de futebol, as três primeiras equipes classificadas A, B e C,  marcaram 115 gols. A equipe A marcou 12 gols a mais que a equipe C e oito gols a mais que a equipe B. Quantos gols marcou cada equipe?

x) Jair e Edson têm juntos 35 mil reais. Jair tem a mais que Edson 6 mil reais. Quanto tem cada um?

y) Ary e Rui têm juntos 840 reais. A quantia de Ary é igual a 3/4 da quantia de Rui. Quantos reais Rui tem?

w) Numa partida de basquete, as duas equipes fizeram um total de 145 pontos. A equipe A fez o dobro de pontos menos cinco, que a equipe B. Quantos pontos marcou cada equipe?


Bom Estudo!

"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si". (Galileu Galilei)


77 comentários:

  1. OI VOU COPIAR TUDO PARA UM TRABALHO DA ESCOLA ^_^

    ResponderExcluir
  2. valeu tava quase rodando de ano mais com essa ajuda acho que vou passar valeu

    ResponderExcluir
  3. fui finalista nas olimpiedas de matemática e preciso dar uma estudada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora só precisa estudar para português

      Excluir
    2. eu tb fui finalista das olimpiadas e preciso estudar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. gostaria de obter as respostas para o meu filho de 12 anos.obgado

      Excluir
    2. Bom dia vc poderia enviar as respostas para o e-mail jlraft@hotmail.com . meu filho esta tentando resolver as questoes.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. EU adorei os exercicios mto obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. EU adorei os exercicios mto obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Se precisar das resposta te mando por e-mail, é só solicitar.

      Excluir
    2. eu preciso das repostas pra saber se acertei. meu email e dan.bpassos@hotmail.com

      Excluir
    3. eu tambem preciso das resposta email gabrielsantos520@outlook.com

      Excluir
    4. Sérgio, pode mandar as respotas.. gibajucc@hotmail.com ... Obrigada!

      Excluir
    5. Sérgio, pode mandar as respotas.. gibajucc@hotmail.com ... Obrigada!

      Excluir
  9. Olá. Você pode me enviar as respostas? Os exercícios estão excelentes. Desde já agradeço. mirellabomfim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Como faço para receber as respostas?

    ResponderExcluir
  11. Olá. Você pode me enviar as respostas? Os exercícios estão excelentes. Desde já agradeço. mateus_nuneshd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Por favor gostaria de obter as respostas. Grato, Jorge (jorgethomaz@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  13. Olá, pode me enviar as respostas. mariardata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, pode me enviar as respostas. mariardata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. bom demaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssssss

    ResponderExcluir
  16. enviar resposta para andreluizssf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, poderia me enviar as respostas por e-mail? Já fiz os exercícios e gostaria de obter a resposta a fim de corrigi-los. Obrigada desde já!

    Abraço e muito sucesso no blog

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei todas as questões. É o que eu estava precisando para revisar a matéria!!! Por favor, mande as respostas para o mim. valeria.santospinto@gmail.com
    Beijos, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. boa noite! vc poderia enviar as respostas?
    Antecipo agradecimentos.
    debora.serdeira@terra.com.br

    ResponderExcluir
  20. R a) x=8 b) x=7/2 c)x=13 d)x= 8
    Agora so a H
    H) x=11/3 I) M=7/3
    E ISSO DEPOIS MANDO MAIS

    ResponderExcluir
  21. Pode enviar as respotas?Email:valeriagavelino@yahoo.com.br. grata.

    ResponderExcluir
  22. me mande as respostas, e-mail silvacoutol@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Pode enviar as respostas pro meu e mail? Preciso colocar meu filho pra estudar e esse blog ajudou muito... restaurante.anarosa@hotmail.com
    Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  24. Pode enviar as respostas pro meu e mail? Xandysa63@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Estou pegando para minha filha estudar. Pode enviar para meu email por favor. silviasvat@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. curti muito mas preciso das respostas para que eu saiba se acertei ou nn!!! pabloph0077@gmail.com. Este eh o meu email

    ResponderExcluir
  27. gostaria das respostas brendadesouzamartins@gmail.com
    obg

    ResponderExcluir
  28. excelentes conteúdos.. parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom achar os exercícios, mas gostaria de obter as respostas para correção. Meu email é bela.calamo@hotmail.com. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  30. olá, poderia enviar as respostas? Meu email é mini.marii@gmail.com Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. olá, poderia enviar as respostas? Meu email é mini.marii@gmail.com Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia!Gostei muito,poderia enviar as respostas .vet,legal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oii GOSTARIA das respostas da 1!! Obrigada ca-galli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Olá, preciso das respostas o meu e-mail é: gabriel.usa.br@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Gostaria das respostas meu email : fernanda-nmatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Gostaria das respostas meu email : fernanda-nmatias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. alguem pode me ajudar ? fazer essa conta 12.y-7.y=9-2

    ResponderExcluir
  39. Por favor me mande as respostas.
    mdloha@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Por favor, as respostas?
    V.tias@hotmail.com

    Ajudou muito!
    Obrigada!��

    ResponderExcluir
  41. Por favor, as respostas?
    V.tias@hotmail.com

    Ajudou muito!
    Obrigada!��

    ResponderExcluir
  42. Isso me ajudou muito passei na prova de exame por causa disso mto bom ��������

    ResponderExcluir
  43. Oi me enviem as respostas pelo email.ritaclesio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Oi me enviem as respostas pelo email.ritaclesio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Oi me enviem as respostas pelo email.ritaclesio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Me enviem as respostas, por favor
    lucianaaleite@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. 1 ) 17-9 = x
    8=x
    Colocar dessa forma numa prova é correto, se faz dessa forma?

    ResponderExcluir
  48. Envie a resposta por gentileza. Excelente as atividades. elidav115@bol.com.br

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. nossa valeu cara tava precisando treinar equações

    ResponderExcluir
  51. Tb gostaria de receber as respostas
    Obg desde já
    luanaemmanuelle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber as respostas.
    Agradeço antecipadamente!
    nidja.borges@hotmail.com

    ResponderExcluir